domingo, 27 de maio de 2012

Período Intertestamentário – Parte 3

 

Este artigo é continuação da Parte 1 – Leia clicando aqui
Este artigo é continuação da Parte 2 – Leia clicando aqui

O Período Selêucida:

Segundo o Antonio Renato Gusso em Panorama Histórico de Israel para estudantes da Bíblia, devido as constantes guerras dentre os Ptolomeus e os Seleucidas, finalmente, após muitas tentativas fracassadas da parte dos Seleucidas para conquistar a Judéia, Antíoco III (rei dos Seleucidas) derrotou os Ptolomeus em uma batalha junto às nascentes do rio Jordão em 198 a.C. Isto gerou grandes mudanças na situação dos Judeus.
Inicialmente os Judeus receberam bem os novos dominadores, tendo até participado das lutas ao lado deles contra os Ptolomeus e por causa disto, Antíoco III tratou-os muito bem. Entre outros benefícios, ordenou que os refugiados voltassem para suas terras, que os escravizados fossem libertos, que houvesse redução nos impostos, que tivessem liberdade de culto, que fossem isentados de taxas todos os trabalhadores do templo, os escribas e os membros do conselho de anciãos, e que fossem abolidas as taxas em Jerusalém por três anos, para que a cidade pudesse se recuperar economicamente.
Porém isto não durou muito. Em 187 a.C., depois de se envolver com guerras contra os romanos e ser derrotado, Antíoco III acabou sendo morto e em seu lugar assumiu seu filho, Seleuco IV, que resistiu no poder até 175 a.C., quando foi assassinado. Quem assume então é Antíoco IV (Epifânio) irmão de Seleuco IV. Neste momento começava o triste caminho para o final do Império Selêucida e vislumbravam-se as dificuldades e mais dificuldades para os judeus.
Jovens Judeus treinando no ginásio de Jerusalém
Este novo rei, Antíoco IV, deu seqüência aos planos de helenisação do povo que estava subjugado a ele. Desta forma destituiu Onias III do cargo de sumo-sacerdote em Jerusalém e colocou Jasom (que, segundo o blog Vivos! anteriormente se chamava Josué) em seu lugar. Este novo sumo-sacerdote, que estimulava o culto a Hércules de Tiro, tinha a missão de transformar Jerusalém em uma cidade grega. Nesta época foi construído um ginásio na cidade, onde jovens judeus se exercitavam da mesma forma que era comum a toda cultura helenista, ou seja, totalmente despidos. Também eram realizados cultos a deuses pagãos antes das competições esportivas dos ginásios.
Começou então a haver uma grande mudança comportamental. Passou-se a ter uma maior freqüência aos Teatros Gregos, a adoção de roupas gregas, utilização de cirurgias para remoção das marcas da circuncisão, adoção de nomes gregos (ao invés de Judaicos) e outras coisas assim se tornaram populares.
Quem se opunha era chamado de “Hasidim” que significa algo como “puritanos”.
A situação só piorava quando Antíoco IV substituiu novamente o sumo-sacerdote de Jerusalém por Menelau que, provavelmente, nem era de linhagem sacerdotal, mas que pagava um tributo mais elevado ao rei.
Esta corrupção dos valores judaicos, principalmente esta substituição do sumo-sacerdote por negociata financeira, desagradou muito aos “judeus puritanos”.
Quando Antíoco IV partiu para conquistar o Egito e acabou sendo derrotado por Laenus (embaixador Romano), surgiu a informação em Jerusalém que Antíoco IV havia morrido, Jasom (o sumo-sacerdote deposto) liderou uma retomada de seu oficio contra Menelau. Só que Antíoco IV não havia morrido e ao retornar, enviou seu exército para Jerusalém, reintegrou Menelau ao cargo de sumo-sacerdote, e seus soldados saquearam a cidade e mataram muitos judeus.

altar à Zeus no Templo de Jerusalém
Dois anos depois, o exército de Antíoco IV volta a Jerusalém, coleta tributos, declara ilegal a prática da religião judaica, estabelece o paganismo a força, saqueia a cidade, matam muitos judeus, escravizam mulheres e crianças, destroem manuscritos do Antigo Testamento, constroem um altar a Zeus no Templo, sacrificam animais impuros (segundo a lei de Moisés) no altar do Templo e cometem inúmeras outras abominações. Segundo o site Gotquestions isto ocorreu mais ou menos em 167 a.C. e o fato da profanação do Templo, provavelmente, é o que encontramos citado no Evangelho de Marcos 13:14. Ao final destes eventos houve uma grande guerra e muita violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário