segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal é ...( mensagem)



Texto: João 3:16-18
Introdução: Como você explica o significado do Natal em poucas palavras? Bem, a melhor maneira que conheço é esta:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” 
Ninguém pode superar o que Deus fez. Ninguém pode dar um maior presente que Deus já deu. Eu gostaria que nos considerássemos o significado do Natal esta noite, o que deve significar para todos e cada um de nós aqui reunidos hoje.
Natal significa um monte de coisas para um monte de pessoas diferentes. Para alguns, é
- Um tempo de compras e gastos
- Um tempo de beber e farrear
- Um tempo de viagem e entretenimento.
- Um tempo de dar e receber presentes
Mas, qual é o verdadeiro significado do Natal? Que mensagem deveria transmitir a cada um de nós?

Para mim, o Natal é...
I. Um tempo de lembrar
A lembrança do grande amor que Deus teve para todos e cada um de nós. Ele nos amou tanto, que Ele não poupou Seu Filho único para que pudéssemos ser salvos.
A lembrança da singularidade de
Sua vida
Seus ensinamentos
Seus milagres
Suas profecias
Sua morte
Sua ressurreição
- Lembrar-se de todas aquelas pessoas humildes, mas grande em torno da história de Natal as pessoas como José e Maria, Zacarias e Elizabeth, Ana, Simeão, os pastores, os sábios, etc.

Para mim, o Natal é...
II. Um tempo de amar
As pessoas fazem um esforço especial para serem um pouco mais bondosas, um pouco mais atenciosas com os outros, e um pouco mais generosas na época do Natal. Eles se envolvem em coisas como recolher brinquedos para os necessitados, refeições para os mendigos, etc.
É um tempo para chegar aos outros com amor e preocupação.
Deus amou o mundo nunca nos esqueçamos de que! Em todos os da nossa pregação, ensino, evangelização, etc lembremo-nos sempre que a motivação para tudo isto é o amor de Deus para os pecadores perdidos. Ele realmente se preocupa conosco. Então, devemos nos preocupar como Ele se importa.
Então, devemos amar como Ele ama.

Para mim, o Natal é...
III. Um tempo de dar
“Porque Deus amou o mundo, que deu...” 
O amor não pode olhar com indiferença os famintos, e doentes, e os solitários, as almas perdidas deste mundo. O amor deve dar.
Deus deu tudo o que Ele pode dar. Ele deu o Seu Filho unigênito. Este dom foi dado gratuitamente, amor dado, dado graciosamente para todos nós, que eram pecadores indignos.
Cristo participou de nossa natureza humana para que pudéssemos receber a Sua natureza divina. Dia a dia, aqueles que O recebem estão sendo transformados em Sua imagem, até que todos cheguem à plena estatura de filhos aperfeiçoados de Deus, lavado no sangue do Cordeiro.

Para mim, o Natal é...
IV. Um tempo de perdoar
Deus estava disposto a nos perdoar. Ele estava disposto a mostrar misericórdia a um mundo pecaminoso e perdido, e morrendo. Possuímos Seu espírito de perdão?
Ou, é o nosso espírito um julgamento, que olha para os outros?
Há alguém que precisamos perdoar hoje?

Para mim, o Natal é...

V. Um tempo de resgatar
Deus nos resgatou por seu amor e misericórdia. Ele nos salvou de perecer.
Sem Cristo, somos, sem vida, e se dirigindo para uma eternidade sem Deus para sempre separado de Deus, que nos fez e anseia para nos salvar.
Ele quer que nós herdemos a vida eterna. Somos todos descendentes de uma raça em extinção. Mas pela graça de Deus, estaríamos todos de igual modo perecereis.

Para mim, o Natal é...
VI. Um tempo de mudança
O Cristo do Natal nos muda. Ele nos faz novas criaturas. Tudo se fez novo para nós. Temos novas metas, novas ideias, nova direção, uma nova esperança.
Cristo muda as pessoas para melhor.

Para mim, o Natal é...
VII. Um tempo de alegria
- Alegria na graça imerecida de Deus
- Alegria na liberação de perdão
- Alegria em uma nova vida com uma nova missão.

Conclusão: Eu tentei compartilhar com vocês esta noite o que o Natal significa para mim. O que significa a vinda de Cristo a este mundo para você? Você o recebeu como Senhor e Salvador?
Se não, eu o encorajo a vir a Ele agora.
Pr. Aldenir Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário