segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Devocionais: A viúva de Sarepta e a provisão na dificuldade




A missão de uma viúva é sempre muito difícil; principalmente quando o seu companheiro a deixa desamparada.
O caso desta a que nos referimos é típico dessa natureza. Vamos verificar!
Ø Sarepta era uma pequena cidade costeira fora das fronteiras de Israel, pertencia ao domínio de Sidom e era governada por pagãos.
Por toda região, no reinado de Acabe, houve uma grande seca. Por três anos e seis meses nem uma gota sequer de água caiu do céu.
 Esta seca fora predita pelo profeta Elias, que perseguido por corruptos governantes, se refugia junto ao ribeiro de Querite.
 Elias ficou em Querite, sendo sustentado pelos corvos até o riacho secar. Deus cuidou de Elias para que não morresse de fome, já que não podia andar livremente pela região, o lugar e as circunstâncias que vivia o profeta, eram incomuns. Ninguém sabia seu paradeiro, a não ser Deus.
Ø Certo dia Elias acorda e não vê corvos, nem comida, nem água. O riacho havia secado.
 Ele precisava partir, algo novo lhe esperava. Quem ordena que o riacho seque é o próprio Deus que lhe aponta um novo caminho, nova direção: “Levanta-te, vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma viúva que te sustente” I Rs 17:9.
Ø Quando “o riacho” seca, é hora de recomeço. Chegando a Sarepta, a porta da cidade, está uma viúva, apanhando gravetos. Não era lenha, eram gravetos. Lenha é para fogo alto.
Gravetos, para pequeninas chamas, que rapidamente se tornam em brasa, sinal de pouca comida.
Elias, cansado da viagem, cumprimenta a mulher e lhe pede um pouco de água e também pão: “Não tenho comida em casa, só um punhado de farinha e um pouco de azeite, vês, só peguei dois gravetos, vou prepará-lo para mim e meu filho para que comamos e morramos” (I Rs 17:12).


Ø A reação de Elias, diante da confissão da viúva, é inusitada. Ele pede que o alimento seja dado primeiramente para ele, assim Deus multiplicaria o azeite e a farinha até a chegada da chuva. Sem questionar, a mulher obedece e a Palavra do Senhor se cumpre, dando-lhe fartura de víveres.

I. Os Gravetos:

Ø A viúva de Sarepta não entregou apenas as primícias da refeição para Deus, mas tudo que tinha. Os gravetos se multiplicaram em sua casa. A notícia se espalhou e logo vieram pedintes. Muitas outras pessoas foram alimentadas.
Ali estava, uma viúva solitária, em território pagão, falando do Deus de Israel e de suas maravilhas.
 E ela nem era do povo escolhido! Jesus, disse que muitas viúvas havia em Israel na época da grande fome, mas apenas a uma das viúvas, foi enviada providência. Lc 4:25.

Ø A fé de uma gentia moveu o coração de Deus. Israel era tão populoso, uma vida, representa uma porta tão estreita... Onde estariam os judeus? Adorando a Baal? Se curvando a Jezabel, Acabe? Esperando que estes lhes trouxessem chuva? Estariam murmurando?
Ao contemplar essa passagem Bíblica, temo pela Igreja. Teríamos a mesma fé da mulher que atraiu Elias até Sarepta? Estaria a igreja hoje como os judeus da época de Elias?
Ø No apanhar dos gravetos, a viúva de Sarepta, teve um encontro com o Deus de Israel, a quem ela buscava e temia. Sua vida estava por um fio, se Elias não tivesse chegado, a morte a alcançaria. Como está sua vida? Chegou ao limite dos gravetos? Entregue os poucos que lhe restam para Deus, confie e Ele lhe dará vida, em abundância. Não entregue sob medida, mas por inteiro. Saiba que para Deus, não existe distância, barreira ou circunstância, tudo que Ele quer é um coração que lhe adore, com todas as forças. Ele mesmo removera "a fome", multiplicará “o azeite e a farinha”.
Ao mencionar este episódio, Jesus não deixa os judeus irados apenas por Deus ter privilegiado uma viúva estrangeira, quando havia tantas viúvas israelitas passando fome. Eles também não gostam de admitir que foi o israelita Elias quem precisou da viúva estrangeira para sustentá-lo, e não o contrário.
No versículo 9 do capítulo 17 de 1 Reis, Deus ordena a Elias: “Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente”. Acrescente-se a isso o fato de Elias ter sido até ali sustentado por corvos que lhe traziam pão e carne, aves impuras segundo a Lei dos judeus.

II. Vejamos a comparação entre a viúva de Sarepta e outra mulher que viveu nesta mesma época - Jezabel.
"A Bíblia nos diz: 'Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Pv 15:3)'. Na história da vida dessas duas mulheres, vemos o mal e o bem:
·        A Viúva de Sarepta------1- Era pobre, porém generosa
·        Jezabel  1- Era rica e má
·        A Viúva de Sarepta 2- Cuidou de Elias
·        Jezabel  - 2- Prometeu matar Elias

·        A Viúva de Sarepta 3- Acreditou no Deus Todo Poderoso
·        Jezabel  3- Acreditava em Baal
·        A Viúva de Sarepta 4- Não possuía nada mas possuía tudo
·        Jezabel  4- Possuía tudo mas não possuía nada

·        A Viúva de Sarepta 5- É mencionada na Palavra de Deus --------------
·        Jezabel  5- Morreu de forma brutal "

Com qual destas duas mulheres você se parece?

Com qual destas duas mulheres você quer se parecer?

Você é uma pessoa hospitaleira?

Você tem prazer em dividir o pão que o Senhor lhe dá, diariamente?
A escolha é sua. A decisão é sua. O querer agradar ao Senhor depende de você.

A viúva de Sarepta é um bom exemplo para a sua vida. Siga os seus passos. Seja um exemplo de mulher que tem prazer em dividir não apenas coisas materiais, mas principalmente as espirituais. Seja sensível às necessidades daqueles que o Senhor coloca diante de você.
Mas o mais belo nesta cena é que a mulher confia totalmente na Palavra de Deus. Ela corre o risco de morrer de fome usando o que lhe resta de farinha e azeite para alimentar primeiro o profeta de Deus. Era esta a fé e confiança que faltavam aos judeus. Eles tinham diante de si o próprio Filho de Deus, o Messias de Israel, e ainda assim não criam nele e o desprezavam e conspiravam para matá-lo.
III. Os três fatos notáveis na vida da viúva
E diante desse episódio posso observar três fatos notáveis na vida desta mulher. 



Vejamos:
1-    Mulher de Coragem. (v. 13a). 
“… Não temas…”


·         Para aceitar os desafios. (Êx 14.15).
·         Para desafiar os obstáculos. (2Cr 32.7,8).
·         Para enfrentar o adversário das nossas almas. (Tg 4.7b).
·         Para viver no centro da vontade de Deus. (Rm 12.2).
2- Mulher de Obediência – Submissão.
 (vv.1 3b, 15a). “… vai… E foi ela e fez conforme a palavra de Elias…”
·         A obediência é questão de prudência. (Mt 7.24).
·         A obediência é o preço do êxito. (Js 1.7,8).
·         A obediência é o caminho que leva à vitória. (Jo 9.7).
2-    Mulher de Fé. (vv. 14,15). “Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha 


da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o 

SENHOR dê chuva sobre a terra. E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim

 comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.”
·         Para ver o invisível. (Hb 11.1,27).
·         Para agradar a Deus. (Hb 11.6).
·         Para ver a glória de Deus. (Jo 11.40).
·         Para tornar possível todas as coisas. (Mc 9.23).
A mulher venceu o medo e respondeu mostrando uma atitude de Coragem, 

Obediência e Confiança.
 Deus foi fiel à sua promessa. – “Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra de SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.” (v. 16).
Siga o exemplo dessa mulher e tome posse das bênçãos e promessas do Senhor na sua vida em nome de Jesus!
A viúva de Sarepta é um exemplo de como podemos confiar em Deus para o sustento nesta vida, quando confiamos em sua Palavra e colocamos Deus em primeiro lugar.
Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!


Autor: Pb Janio Santos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário