terça-feira, 28 de agosto de 2012

UMA BRECHA NA CIDADE


(Jeremias 39.2)
No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade.
Preâmbulo: As cidades antigas com seus muros únicos envolta delas tinham a função de proteger os seus moradores, mas no dia que conseguiam abrir uma brecha na cidade esta ficava a mercê de qualquer dificuldade. A cidade de Jerusalém resistiu por um ano e meio o sitio do inimigo, até que um dia o inimigo conseguiu fazer uma brecha e com isso superou todo o sistema de bloqueio. Já diziam os antigos: Por onde se passa um boi passa uma boiada; por onde se passa um pingo d água se passa um oceano.

I - UMA CIDADE À MERCÊ

1. A mercê de 18 meses de sitio: O texto bíblico nos informa o período que durou o sitio 18 meses, ou seja, um ano e meio: (Jr 39.1) No ano nono de Zedequias, rei de Judá, no décimo mês, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, e todo o seu exército, contra Jerusalém, e a cercaram.
2. A mercê da escassez: Uma cidade sitiada o primeiro que se interrompe é a entrada e a saída. A comercialização era feito nas portas, mas se a cidade esta cercada, com certeza a escassez chega, aumenta e aperta.
3. A mercê do perigo: A invasão era militar, os soldados estavam vigiando constantemente o movimento da cidade. Havia perigo ao redor da cidade completo.
4. A mercê do incomodo: A incomodidade de estar negociando uma saída da cidade e comprando as mercadorias superfaturadas colocadas pelo próprio inimigo nas portas.
5. Como conseguiram fazer uma brecha? Os guardiões do muro de Israel no mínimo cometeram alguma negligencia. O inimigo deve ter percebido uma pequena rachadura e com a ajuda de alguma cunha eles conseguiram abrir.

II - OS PRINCIPES DAS BRECHAS

1. Os nomes dos príncipes invasores: (39.3) Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo, Sarsequim, Rabe-Saris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague.
2. O numero dos príncipes invasores: Seis príncipes, este é o numero do homem.
3. O lugar onde se assentaram os príncipes invasores: Na Porta do Meio, para impedir toda a movimentação, eles gostam de traçar as ruas. Se tiver brecha na cidade entrará nela todo tipo de demônios e se assentará na porta do meio,
4. O príncipe por nome Nergal: Nergal é o deus da guerra, da doença e da morte em Babilônia. Este nome se repete Nergal-Sarezer 1 e 2 para confundir, se um é vencido ainda vira o segundo. Esse é o espírito da ameaça.
5. O príncipe por nome Rabe-Mague: era o chefe dos adivinhos ele assassinou Evil-Merodaque filho de Nabucodonosor e lê tomou a coroa. Esse é o espírito roubador. Ele quer roubar a tua coroa. (Ap 3.11)
6. O príncipe por nome Rabe-Saris: Principal eunuco representa o mundo do homossexualismo que quer invadir a cidade pela brecha. Esse representa o espírito das orgias.
7. O príncipe por nome Sarezer: em hebraico significa ‘Protege o Rei' era filho do rei invasor Senaqueribe, por isso era príncipe, mas junto com o seu irmão Adrameleque assassinaram o seu pai enquanto ele adorava o seu deus. Esse representa o espírito da traição. (2 Rs 19.37) Sucedeu que, estando ele a adorar na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; e fugiram para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.

III - CONSEQUENCIAS DE UMA CIDADE COM BRECHA

1. Fugiu o rei de Zedequias: (39.4) E sucedeu que, vendo-os Zedequias, rei de Judá, e todos os homens de guerra, fugiram, saindo de noite da cidade, pelo caminho do jardim do rei, pela porta que está entre os dois muros; e seguiram pelo caminho da campina. Os demônios querem ver você fugindo.
2. Prisão e sentencia do rei Zedequias: (39.5) Mas o exército dos caldeus os perseguiu, e alcançou a Zedequias nas campinas de Jericó; e eles o prenderam, e fizeram-no subir a Nabucodonosor, rei de babilônia, a Ribla, na terra de Hamate, e o rei o sentenciou. Os demônios querem ver você aprisionados.
3. O assassinato dos filhos de Zedequias: (39.6) E o rei de babilônia matou em Ribla os filhos de Zedequias, diante dos seus olhos; também matou o rei de babilônia a todos os nobres de Judá. Os demônios querem matar os teu filhos.
4. Furaram os olhos de Zedequias e levaram preso: (39.7) E cegou os olhos de Zedequias, e o atou com duas cadeias de bronze, para levá-lo a babilônia. Os demônios querem furar os teus olhos, te deixar cego.
5. Casa incendiada e muros derribados: (39.8) E os caldeus incendiaram a casa do rei e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém. Os demônios querem destruir a tua proteção e segurança, casa e muros.

IV - SOMOS CHAMADOS A SER REPARADORES DE BRECHAS

1. O reparador de brechas: (Is 58.12) E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.
2. O homem é uma cidade murada: (Pr 25. 28) Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.
3. Satanás o procurador de brechas: O inimigo nunca desiste de ficar rondando buscando uma brecha (1 Pe 5.8) Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.
4. Deus o guardiã da cidade: (Sl 127.1) Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
5. O ser humano responsável da vigilância: (Na 2.1) O destruidor sobe contra ti, ó Nínive! Guarda a fortaleza, vigia o caminho, fortalece os lombos, reúne todas as tuas forças.
6. Quer conhecer uma cidade sem muros: (Sl 80.12, 13) Por que lhe derribaste as cercas, de sorte que a vindimam todos os que passam pelo caminho? O javali da selva a devasta, e nela se repastam os animais que pululam no campo.
7. As maiores brechas que eu conheço: Mentira, pecado não confessado, falta de perdão, soberba, pornografia.

Por: Teófilo Karkle
Assembleia de Deus - Lages - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário