segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Castigo do Filho Pródigo


Por: Alcebídios Garcia Dias


O Castigo do Filho Pródigo.

Texto Básico: Lucas 15: 11-32.

Amados irmãos, pode um filho de Deus afastar-se Dele impunemente?
Qual o maior castigo que um filho de Deus pode receber?
Se lermos desatentamente esta parábola, talvez concordemos com o seu irmão mais velho, achando que o pai foi injusto para com ele. Mas, se lermos atentamente, no Espírito, vamos perceber a justiça de Deus operando.
Em primeiro lugar, podemos ver a bondade do pai, pois só podemos receber uma herança de alguém quando este morre, e ele ainda vivia.
Isto nos mostra que recebemos agora a herança de Cristo, estando Ele vivo para sempre. Por isso devemos desfrutar já de Sua herança.
Sendo ele o Filho mais moço, a porção de sua herança era menor, logo o filho mais velho recebeu a maior porção. Vemos em Gênesis 25: 5:
Abraão deu tudo o que possuía a Isaque. (Genesis 25:5 RA).

O primogênito tinha direito além da porção dobrada, o de substituir o pai como sacerdote e no cuidado dos irmãos mais novos e da mãe. Esaú vendeu esse direito a Jacó e depois chorou amargamente.
Assim como aquele pai Deus é para conosco, já recebemos a herança juntamente com Cristo. Podemos permanecer com o pai ou podemos escolher nos voltar para as coisas do mundo. Temos um pai amoroso, mas, podemos assim como o filho pródigo ser rebeldes.

Qual foi o castigo que o filho pródigo recebeu? Talvez seja essa a pergunta que você está se fazendo.
Ele dissipou tudo o que possuía nos prazeres do mundo vivendo uma vida devassa (v.13), tentando satisfazer-se.

Sabemos que os prazeres do mundo jamais satisfarão os desejos do coração do homem. Podemos fazer muitas coisas com o dinheiro, mas jamais poderemos comprar a paz que enche os nossos corações. Enquanto tivermos dinheiro não nos faltarão “amigos” (v, 14), mas, quando este acabar estes podem nos escravizar (v, 15).
Sabe qual o maior castigo que podemos receber?

É o estarmos longe do nosso lar (v.17).
Nosso pai bondoso sempre espera pelo nosso retorno (v.20).

O castigo que o filho pródigo recebeu foi viver longe da casa do pai (v.13), sujeitando-se à escravidão do mundo.
Que triste situação ele teve que chegar: ter desejo de comer da ração dos porcos, um animal considerado imundo.

Amados, Deus tem sido misericordioso e paciente conosco aguardando que retornemos ao lar, mas sabemos que um dia chegará que não haverá mais tempo para arrependimento.
O pai nos espera como ao filho pródigo, mas precisamos nos arrepender “cairmos em si” (v.17), entender que deveríamos receber o que merecíamos pedir perdão a Deus e a quem faltamos e tomar a decisão de voltar ao lar.

Foi isso o que fez o filho pródigo (v.18,20). Deus se alegra quando um filho rebelde retorna ao lar arrependido, ele se compadece e se regozija (vv. 20-24).
Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.(Lucas 15:7 RA)

  Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lucas 15: 10 RA)
Amados, se estivermos passando por esta situação que podamos nos arrepender e voltar, a igreja hoje é o nosso lar e não podemos viver distante dela.
Quanto aos que permanecemos no lar, como o filho mais velho, que saibamos desfrutar da herança que o nosso Pai celeste nos deixou: As insondáveis riquezas de Cristo.


A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Efésios 3:8 RA).

Que o nosso anelo seja estar na casa do Pai.

3 comentários:

  1. seja bem vindo ! eu ja compartilhei no twitter e g+ e no face okay e muito lindo o seu blogg parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pode Entrar no Blog sempre que desejar e Obrigado por Fazer Parte dos Seguidores do Blog.

      Excluir