segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TRANSFORMAÇÃO


Por: Alcebídios Garcia Dias




Transformação.
Texto básico: Romanos 12: 1-2.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.   E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1-2 RA).

Como eu posso sofrer transformação? Transformar significa perder a forma original. Mas, como isto pode ocorrer?
Imaginemos um monte de ferro velho, recolhido para reciclagem, se pudesse falar sobre si ele diria:
Sou um monte de ferro sujo, escuro, frio e duro. O que estaria perfeitamente correto.
Este também é o nosso estado antes de termos um encontro com o Senhor Jesus: Sujos pelo pecado, na escuridão por nos faltar a Luz do Mundo, insensíveis e duros de coração.
Mas se colocarmos este monte de ferro no fogo tudo começa a mudar. O fogo manifesta o seu poder sobre o ferro. Agora, cheio de admiração ele diria: A sujeira, a escuridão, a frieza e a dureza desapareceram. Estou completamente transformado. Agora sou vermelho e brilhante, minha sujeira, escuridão e frieza desapareceram, estou incandescente ao invés de frio, sou moldável ao invés de duro, voltei-me a tornar útil para aquilo que fui planejado.
Poderia o ferro orgulhar-se de si mesmo? Não exaltaria o poder transformador do fogo?
O Senhor quer que sejamos transformados, por isso Ele nos envia o Seu Espírito como fogo.
Esse fogo é um fogo consumidor.

porque o nosso Deus é fogo consumidor. (Hebreus 12: 29 RA).


Porém, para aqueles que confessam o Seu nome ele não é fogo destruidor.
Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.  Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.   Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti.   Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. (Isaías 43:1-4 RA).

Os três amigos de Daniel foram lançados na fornalha e saíram ilesos (Daniel 3), e ainda tiveram o privilégio de estar na presença do Senhor.
Para recebermos transformação precisamos se necessário, ser provados.

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; (1 Pedro 1:6-7 RA). 

Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata.   Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso. (Salmos 66: 10-12 RA).
Nós que andávamos nas trevas hoje andamos em Sua maravilhosa Luz.
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9 RA).


  Dai glória ao SENHOR, vosso Deus, antes que ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão. (Jeremias 13: 16 RA).

Busquemos a luz enquanto é tempo.

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; (Eclesiastes 12: 1-2 RA).

Que a dureza de nossos corações possa ser amolecida pelo fogo do Espírito Santo.

Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.(Ezequiel 3:7 RA).

O homem perverso mostra dureza no rosto, mas o reto considera o seu caminho.(Provérbios 21:29 RA)
Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada.(Marcos 3:5 RA).


Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; (Marcos 10:5 RA).

A obscuridade está ligada a dureza:

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, (Efésios 4: 17-18 RA).

A frieza é a indiferença, precisamos do calor que emana do Espírito Santo.

Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus. (Zacarias 13:9 RA)

Provações não são castigos de Deus, mas situações que o Senhor nos permite passar para o nosso próprio proveito. Deus sabe o que podemos suportar.

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. (1 Coríntios 10: 13 RA).

Portanto, não precisamos temer.
Esse fogo de Deus não nos irá consumir. Ele apenas nos irá provar para nossa purificação.

Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.(Deuteronômio 8:2 RA)

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,(Tiago 1:2 RA)
Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. (Apocalipse 3: 10 RA).

Oh! Senhor, eu quero ser purificado pelo Fogo Santo!

Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. (Salmos 51:7 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário