Dando início a uma nova série de estudos bíblicos, estaremos agora refletindo e apresentando uma visão geral sobre os livros da Bíblia. Estes estudos são interessantes, pois facilitarão a compreensão do que se trata em cada livro da Bíblia e também sobre alguns pontos que são muito debatidos por não crentes.
No princípio criou Deus os céus e a terra. (Gênesis 1:1)
Quem nunca ouviu falar deste texto? Sem dúvidas é um dos textos mais conhecidos da Bíblia, no entanto, muitos nem sabem o objetivo real do livro de Gênesis.
Se ainda não teve oportunidade, não deixe de ler as outras partes deste estudo:Gênesis – Parte 2; Gênesis – Parte 3 e Gênesis – Parte 4
Se ainda não teve oportunidade, não deixe de ler as outras partes deste estudo:Gênesis – Parte 2; Gênesis – Parte 3 e Gênesis – Parte 4
Introdução geral:
Sobre o nome do livro:
Primeira parte do livro:
Não podemos deixar de notar que milhares de anos da história da Terra foram resumidos em apenas 1 capítulo, isto se deu exatamente pelo objetivo real do livro que, volto a afirmar, não é ser um livro sobre a história da humanidade, mas sim, um livro sobre o poder criativo de Deus sendo revelado aos homens.
Muitos críticos da Bíblia pegam exatamente esta primeira parte do primeiro livro da Bíblia para condenar totalmente o conteúdo Bíblico. Estes pretendem desmoralizar a Bíblia ao falar que a mesma não cita os dinossauros, não cita as eras pré-históricas, e, por outro lado, a Bíblia daria a impressão de que a Terra foi formada em 6 dias de 24 horas (144 horas como conhecemos hoje na Terra).
A expressão “dia” significa um período de tempo, é verdade, no entanto, não é vinculado necessariamente a um dia específico da semana, nem a um dia de 24 horas terrenas, pois, talvez o leitor nunca tenha reparado que o sol foi criado no quarto dia da criação, ou seja, quando iniciamos a contagem dos “dias da Criação” ainda não havia a rotação da Terra ao redor de si mesma e em volta do Sol e assim não existiria como contarmos o período de 24 horas terrenas, assim sendo nem daria para contar os dias da semana ou do ano.
Veja o texto:
Gênesis 1:14-19 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a Terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a Terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Esta explicação Bíblica mostra claramente que realmente a ciência não contradiz a Bíblia. Que na verdade a sequência apresentada pela Bíblia é 100% lógica e comprovada pela ciência. Ao demonstrar que tudo era caos antes de começar a se organizar os corpos celestes, depois começou a surgir a vida na terra e por último o ser humano estamos falando a mesma coisa que a ciência fala, só que com uma linguagem religiosa.
Mas se você ainda tem dúvidas quanto a palavra “dia”, pense conosco no texto a seguir:
Salmo 90:4-6 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce. De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
Se ainda resta alguma dúvida quanto ao período de tempo de “um dia de Deus” vejamos o texto a seguir:
Oséias 6:2 Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante DELE.
Também podemos verificar que fechando esta primeira parte do livro de Gênesis, no capítulo 2, tem:
Gênesis2:4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.
A palavra “dia” realmente aparenta não ter o significado correto para este termo, tanto é que o mesmo termo יום (yowm) foi traduzido em Gênesis capítulo 4 como “ao cabo de dias” o que deixa claro que não estava se referindo a um período de 24 horas.
Gênesis 4:3 E aconteceu ao cabo de dias (yowm) que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
Para completar este raciocínio, temos no mesmo livro de Gênesis, no capítulo 43 o seguinte texto:
Gênesis 43:9 Eu serei fiador por ele, da minha mão o requererás; se eu não o trouxer, e não o puser perante a tua face, serei réu de crime para contigo para sempre (yowm).
O dia (yowm) em que tudo já estava concluído:
Existem certas seitas ditas cristãs que ficam insistindo em doutrinas estranhas a Bíblia, pegam textos isolados e tentam criar uma suposta base para condenar todas as outras doutrinas cristãs. Dentre as mais famosas existe uma que usa o texto de Gênesis 2:3 como base:
Gênesis 2:3 E abençoou Deus o dia (yowm) sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Nesse “dia”, Deus poderia dizer “está consumado”; a obra que pretendia fazer estava concluída. Porém verifique agora os seguintes textos:
Gênesis 1:5 …E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro
Gênesis 1:8 …e foi a tarde e a manhã, o dia segundo
Gênesis 1:13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
Gênesis 1:19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Gênesis 1:23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
Gênesis 1:31 … e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Agora procurem ver sobre o sétimo dia:
Gênesis 2:2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Esta ausência se justifica por um único motivo: ainda não houve a tarde e a manhã do sétimo dia, ou seja, o dia sétimo ainda não terminou. A humanidade desde Adão até hoje está vivendo o sétimo dia de Deus e por isto ainda estamos dentro do ciclo delimitador do sétimo dia. Isto confirma o texto que já mencionamos de Oséias 2, ou seja, quando este dia (yowm) acabar, será a volta de Jesus e o Julgamento Final.
Isto também corresponde aos ensinamentos de Jesus e dos Apóstolos que devemos viver todos os nossos dias em santidade e devoção ao Senhor e não apenas um dia da semana. Isto significa que o Shabat de Deus (o dia santo de Deus) está ocorrendo e, portanto, devemos viver toda a nossa vida (que é como um milésimo de segundo do Shabat de Deus) dedicando-nos integralmente à Ele.
Salmo 27:4 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
Hebreus 3:13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
Atos 2:46-47 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Lucas 1:75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
Superado esta primeira parte que trata exclusivamente do fato, inequívoco, de que Deus é que é o autor de toda criação e não a apresentação simplista e cronológica sobre a pré-história, vamos agora passar a contar a história da humanidade.
Segunda parte do livro:
2.1 – Criação:
Adaptações físicas e seleção natural existem, estas fazem com que tenhamos diferenças dentro da mesma espécie, no entanto, isto é extremamente inferior ao que Darwin falava. Entenda que o bico de um pássaro ser mais comprido numa região mais hostil e mais curto noutra região é muito diferente de termos um “elo perdido” que estaria dentre os mamíferos e as aves (por exemplo).
Isto é uma maravilha sem igual. Muito antes de conhecermos os elementos químicos, muito antes de a ciência existir, a Bíblia já afirmava que o ser humano era feito do mesmo elemento químico da Terra. Em épocas antigas isto soava como um absurdo. Pensar que o corpo de um animal era composto do mesmo material que a terra era algo ridículo, mas a química hoje comprova que a Bíblia tinha razão. A composição básica dos corpos viventes é a mesma da Terra, ou seja, o carbono.
texto de autoria de
Nenhum comentário:
Postar um comentário